01.01. Modo Normal

2 minute read Published: 2015-12-22

Esta é a parte em que você ainda vai precisar de um arquivo pronto para ver as coisas funcionando.

A apresentação mais clássica do modo normal são todas as demais explicações que você vai achar por aí que dizem que é preciso usar h, j, k e l para mover o cursor na tela. Tirando o fato que isso é uma balela sem tamanho e que o VIM suporta movimentação com as teclas direcionais e que você não precisa ficar pensando em mnemônicos como "j tem uma perna pra baixo, k tem uma perna pra cima" e outras absurdices, estes são comandos normais válidos: ao pressionar k, o cursor irá mover para a linha de cima, j moverá o cursor para a linha de baixo e assim por diante.

Nem todos os comandos são acionados com apenas uma tecla. Alguns iniciam um comando, mas ficam esperando mais informações para saber o que fazer ou onde fazer. Assim, temos comandos que são de movimentação e outros de ação.

Comandos de Movimentação

Comandos de movimentação são comandos que movem o cursor no texto. Como já vimos, h, j, k e l são comandos de movimentação. Além destes temos1:

f[letra]

Posiciona o cursor na próxima [letra] na linha. Se [letra] não existir, não move o cursor. Por exemplo, fa irá mover o cursor para o próximo "a" na linha.

F[letra]

O mesmo que f[letra], mas voltando na linha ao invés de ir pra frente.

t[letra]

Posiciona o cursor uma posição antes de [letra] na linha. Praticamente o mesmo que f[letra], mas uma posição antes.

T[letra]

Assim como "F" faz o mesmo que "t", mas voltando na linha.

0

Move o cursor para a coluna 0.

_

Move o cursor para a primeira letra que não seja espaço ou tabulação na linha.

$

Move o cursor para o final da linha.

%

Move o cursor para o outro elemento do par (por exemplo, % quando cursor estiver sobre um "(" irá mover o cursor para o ")" correspondente).

Até aqui eu acredito que você esteja pensando "nada que mude minha vida". Bom, então aqui vem a primeira grande dica:

Se você digitar um número antes de fazer um comando, VIM irá repetir o comando quantas vezes o número indicar.

Ok, talvez não tenha sido a revelação do século, mas isso quer dizer que se você digitar 3f., VIM irá mover o cursor para o terceiro ponto na linha atual. E isso também pode não parecer importante, mas daqui pra frente isso vai fazer sentido.

Todas as imagens são copyright (C) seus respectivos donos.

1 De forma alguma, esta é uma lista completa de todos os comandos de movimentação existentes, apenas os mais interessantes.

<< Modos
 
Entendendo o Cursor >>