Hegel em 90 Minutos - Paul Strathern

1 minute read Published: 2019-10-10

Resumo do GoodReads: Hegel foi um dos filósofos mais eruditos, com imenso conhecimento de arte, literatura, religião, filosofia, política e ciência, tanto de sua época como de épocas passadas. Criador do método dialético, que nas mãos de Marx daria origem à maior revolução desde a Revolução Francesa, admitia: "Apenas um homem me entende, e mesmo ele não consegue." Alguns críticos consideram que nesse ponto o filósofo exagerava. Terá esse homem existido realmente?

★☆☆☆☆

Eu sei que é complicado escrever um livro sobre a história de um filósofo em 90 minutos (ou seja, em poucas páginas), considerando o efeito de sua obra, a história pessoal e a história do mundo (já que essa molda a pessoa).

Mas dava pra escolher alguém que não odiasse o tópico para escrever sobre o mesmo?

O autor passa uma boa parte do tempo chamando Hegel de "entediante", "desajeitado" e considera quase impossível que algum de seus alunos realmente gostasse dele -- ou que esse fosse capaz de encantar uma mulher. A coisa é tão descarada contra Hegel que é impossível entender como, com todas as coisas apontadas pelo autor, Hegel passa de tutor de uma família em Bern à reitor da Universidade de Berlim. E como é que diabos, apesar de uma vida de conteúdo "entediante" e que era "incapaz de seguir uma linha de raciocínio em suas aulas", lotava salas de aula.