Rin Tin Tin: A Vida e a Lenda - Susan Orlean

1 minute read Published: 2016-07-04
★★★☆☆

Aviso: Eu nunca fui um fã de Rin Tin Tin, até porque nunca acompanhei nenhuma das séries. Mas como "cachorreiro", me senti obrigado a pegar esse livro, até porque estava em promoção.

Embora pareça que o livro irá tratar do cachorro, o contexto geral são "coisas ao redor do primeiro cachorro chamado Rin Tin Tin, que fez alguns filmes mudos e depois teve uma série de TV" -- até porque a parte da vida termina antes da metade do livro.

Um dos problemas do livro é que a autora fica, boa parte do tempo, conjecturando sobre o "produto" (por assim dizer) Rin Tin Tin do que focando nos personagens. Boa parte do livro parece uma reportagem de jornal estendida para ficar do tamanho de um livro. Também -- e aqui vou me valer do mesmo artifício e dar a minha opinião -- o livro carece um monte de imagens: para um produto visual (afinal de contas, 4 filmes e um seriado são visuais), algumas fotos dos Rin Tin Tins e seus coadjuvantes ajudaria a trazer o cachorro em evidência ao invés de ficar no produto metafísico "Rin Tin Tin".

No fim, ao invés de focar no cachorro, como esperado, o livro se foca no produto e seus coadjuvantes, deixando a impressão de que tudo não passou parte de um roteiro dentro do roteiro.